Uma apresentação pode dar dor de cabeça, ou pode ser tranquila. Claro que na maioria das vezes tem aquele frio na barriga, mas utilizando as técnicas corretas para apresentação, com certeza o resultado será bastante satisfatório.

Para ajudar e reforçar a importância de apresentações de trabalho na faculdade de jornalismo, nessa publicação você encontra tópicos indispensáveis para uma boa apresentação. Aproveite!

Prepare o slide com antecedência

Resultado de imagem para estudando gif

Normalmente deixamos o slide por último, mas quando você já planeja, consegue controlar melhor a quantidade de texto que precisa falar! Lembrando que um bom slide tem apenas tópicos, não aquele tanto de texto que ninguém consegue prestar atenção no que você está falando!

O slide deve ser estéticamente agradável, com cores claras (dependendo do tema do trabalho, claro, em alguns casos você pode e deve aproveitar para usar a criatividade) e letras visíveis, com fontes legíveis.

Ensaie muito

Resultado de imagem para apresentação de trabalho gif

Por mais nervoso e ansioso que você esteja, quando você ensaia, dificilmente dará errado. Comece a planejar com bastante antecedência e treine o máximo que conseguir. Se você é uma pessoa tímida, acredite, ensaiar vai mudar a sua vida.

Fique na frente do espelho, treine com a sua família, com os seus amigos, e aproveite para ficar de olho no tempo! Normalmente você em um tempo limite para apresentar um trabalho, treinando com o cronômetro, você se adequa e não ultrapassa!

Cuidado com a linguagem corporal

Você não precisa ser expert em linguagem corporal para saber o que é incômodo e o que não é. Não fique andando de um lado para o outro, fale com firmeza, não fique encostado com o corpo jogado em algum canto. Ter postura é essencial para a realização de um bom trabalho.

Também é importante prestar atenção na gesticulação e se precisar segurar algum papel, tome cuidado para não fazer barulho durante a sua apresentação.

Terá perguntas? Treine antecipadamente

Algumas apresentações tem perguntas no final. Você vai estudar o tema e terá a resposta para todas as perguntas, mas se não estudar especificamente para as perguntas, as chances de esquecer são muito grandes. Enquanto estuda, anote possíveis perguntas e leia sempre que puder. Dessa maneira, você se sentirá preparado para a hora das respostas.

É importante não ficar “enrolando” se você não sabe a resposta, por isso, não deixe de pensar em todas as possibilidades e se aprofundar no assunto. Repito, não deixe para última hora.

Argumento

Resultado de imagem para apresentação de trabalho gif

Como jornalistas ou futuro jornalistas, precisamos dar opiniões e defendê-las em algumas apresentações. Além de praticar sempre o seu lado crítico, tenha em mente que provavelmente precisará argumentar para defender o seu tema.

Com a oportunidade de argumentar, você pode interagir com as pessoas e passar credibilidade e segurança. Mas é importante tomar cuidado, visto que o argumento pode ser uma faca de dois gumes.

Conteúdo extra

Quem não gosta de um vídeo ou um infográfico para reforçar o tema do trabalho? Fazer essa pesquisa não toma muito tempo e enriquece muito o trabalho.

É importante tomar cuidado e assistir com cautela, no caso de um vídeo, para que seja feita a escolha certa. Também é essencial que a escolha não seja muito longa, já esse conteúdo extra precisa estar incluso no tempo de apresentação.

Gostou? Essas dicas podem salvar o seu trabalho e fazer com que você passe a gostar de apresentar, caso não goste!

Resultado de imagem para faculdade gif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *