Os autores norte-americanos Mortimer J. Adler e Charles Von Doren realizaram um estudo sobre leitura, que foi publicado no livro “How to Read a Book: the classic guide to intelligent reading”, lançado em 1940 e atualizado em 1972.

Resultado de imagem para How to Read a Book: the classic guide to intelligent reading

O site Universia relembrou esse estudo em uma publicação, e decidi trazer para o blog do Dicas para motivar e reafirmar a importância da leitura, principalmente para jornalistas.

Algumas pessoas tem mais facilidade, leem desde a infância. Outras pessoas costumavam ler, mas estão em uma “ressaca literária” gigantesca. Também existem as pessoas que nunca tiveram interesse e nunca abriram um livro sem ser por obrigação, na escola e/ou na faculdade.

Aprender sobre os 4 níveis de leitura faz com que os leitores assíduos aprendam mais sobre a leitura, faz com que as pessoas que estão com ressaca literária tenham uma motivação para ler, e ensina um pouco mais sobre esse hábito tão importante (e quem sabe até motiva) que não tem o costume e não gosta de ler (o que é um pouco complicado se a intenção é fazer faculdade de jornalismo, né?).

Bom, vamos lá.

Primeiro nível: leitura elementar

Resultado de imagem para reading gif

A leitura elementar, é quando o leitor não se aprofunda no texto, não vê a necessidade de um entendimento maior do que o autor quis dizer. Há pouco envolvimento, tanto emocional quanto intelectual, são leituras rápidas, como textos em peças publicitárias ou notinhas, por exemplo.

Segundo nível: leitura de inspeção

Resultado de imagem para reading gif

A leitura de inspeção é a que o leitor entende o contexto, mas não se envolve totalmente. Ele analisa, mas não se aprofunda no assunto.

Terceiro nível: leitura analítica

Resultado de imagem para reading gif

Na leitura analítica, há envolvimento com o leitor. Ele entende o que o autor quer dizer, compreende e analisa a estrutura, a história, e desenvolve uma opinião sobre o texto.

Quarto nível: leitura sintópica

Resultado de imagem para reading gif

O quarto e último nível, a leitura sintópica, é aquela em que o autor consegue visualizar o assunto, consegue chegar a novas conclusões que poderiam ser acrescentadas nos livros, e consegue comparar com outros livros que ele já leu.

O intuito de trazer esses níveis de leitura aqui no blog do Dicas, além de mostrar o quão importante é a leitura, é comprovar que muitas vezes, ao ler um texto, você acha que entendeu, mas não entendeu muito bem.

Ao ler um texto para uma prova, por exemplo, é ideal que você faça a leitura sintópica, e agora você saberá se realmente está pronto e pode passar para o próximo assunto, ou se precisa voltar para revisar.

Com certeza estudando esses níveis, você melhorará o desempenho em sua área de estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *