Essa é uma dúvida frequente. A maneira como você apresenta seu currículo para uma empresa, faz total diferença na hora da seleção, por isso, é importante estar atento. Não importa o tamanho da empresa, o tipo de trabalho que você pretende desenvolver e nem se é em outro país: um currículo bem feito, organizado e contendo as informações necessárias, muda tudo.

Recentemente, temos acesso a currículos de vários formatos, e todos se encaixam em “tradicionais” ou “descolados”. Profissionais de design gráfico lançaram essa moda do currículo descolado, e é uma maneira interessante de mostrar as habilidades na prática, juntamente com as informações que contém em todos os currículos.

O segredo é ter ambos, sempre atualizados, e saber a hora de utilizar cada uma dessas opções. Agora, vamos aos dois principais modelos de currículo.

Currículos tradicionais

Os currículos tradicionais são aquelas derivações do Lattes feitas no word. Algumas pessoas também compram modelos em papelarias, o que não é mais recomendado. Empresas tradicionais estão acostumadas a receber esse tipo de currículo.

Esse é o modelo que você precisa manter atualizado mesmo quando estiver em um trabalho fixo, para acrescentar novos cursos e novas habilidades que adquirir ao longo do tempo. É importante ressaltar que não estamos falando do Currículo Lattes, mas sim, do currículo “feito no word”.

Resultado de imagem para curriculo tradicional

Currículos descolados

Os currículos descolados, são aqueles com o design diferente, com muita cor e criatividade. Algumas empresas jornalísticas recebem esse tipo de currículo, principalmente quando o trabalho é relacionado a mídias sociais, por exemplo. Mas é preciso ter cuidado com o bom gosto, utilizar cores certas e fontes certas.

Na maioria dos casos, esse modelo de currículo é entregue pela internet, via e-mail, dificilmente pessoalmente. É voltado ao mundo digital.

Resultado de imagem para curriculo designer grafico

Se você pretende fazer um currículo descolado mas não sabe por onde começar, o site Canva disponibiliza modelos editáveis. Mas não deixe totalmente com a cara do “Canva”, use a criatividade!

Não procrastine em relação ao seu currículo. Faça cursos e participe de eventos que irão acrescentar coisas positivas na sua carreira e na sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *