Para ter uma rotina de estudos que realmente funciona, a primeira coisa a se fazer é parar de procurar uma fórmula mágica. Cada pessoa aprende de um jeito, o que funciona para você, pode não funcionar para o seu colega, por isso é tão importante a criação de uma rotina personalizada, analisando cada detalhe e adaptando o passo a passo com a sua realidade.

Também é importante frisar no início dessa publicação a importância de estudantes e/ou pesquisadores e profissionais de jornalismo terem uma rotina de estudos, já que nunca paramos de aprender. Isso é essencial e necessário em todas as editorias!

Leia também: Como desenvolver o pensamento crítico
Leia também: Como montar um mapa mental eficiente 

Não importa se você está no ensino médio, na faculdade, cursinho, pós-graduação, mestrado, doutorado ou se está estudando por conta própria. Com uma rotina de estudos, tudo fluirá melhor e as chances de você estudar o dobro do que está estudando agora, sem nenhum planejamento, são de quase 100%.

Como foi dito no início do post, não existe uma fórmula mágica, mas existem alguns pontos que irão te guiar. Esses tópicos foram escolhidos e analisados pelo Brasil Escola nessa publicação. Preste bastante atenção!

Você precisa colocar no papel:

  • A sua disponibilidade de tempo para estudar
  • Quantas disciplinas serão estudadas
  • Quais os dias e horários você estudará cada disciplina

Após essas anotações, você irá adaptar a sua rotina de acordo com esses tópicos:

  • Escolher um local calmo e organizado para estudar
  • Separar pelo menos 2 horas por dia durante a semana para estudar
  • Tirar pelo menos 1 dia para resolver exercícios, simulados

Seguindo os passos acima, você será capaz de montar uma rotina personalizada, de acordo com as suas necessidades, e não passará mais sufoco tendo que estudar 10 capítulos para uma prova em menos de 24 horas! Ninguém merece essa sensação, né? Estudar pode ser prazeroso, basta planejar da maneira correta. :)

Aproveitando que você já está aqui nessa publicação, toda quarta-feira envio conteúdo exclusivo para assinantes da newsletter! Se você quer fazer parte desse grupo, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *